BREVE HISTÓRICO
O projeto através dos professores Clayton Ribeiro e Alexandre Menezes iniciou as atividades com o nome “Lindo Lance de Xadrez Escolar” em 2009, contudo a célula embrionária foram as aulas voluntárias desenvolvidas aos sábados desde 2007 pelo professor Clayton Ribeiro e o Instrutor de Xadrez Roberto de Melo. Em 2008 os professores realizaram um torneio na área continental do município, o evento contou com cerca de 100 participantes e a premiação foi doada por um professor de educação física que também reside na área continental de São Vicente.
As aulas voluntárias ocorriam aos sábados e atendiam o limite de 30 crianças, somente com uma aula voluntária por semana - em 2008 - um dos alunos foi Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar competindo com alunos das mais tradicionais escolas particulares do país, as quais estudam também filhos e alunos de Mestres Internacionais de Xadrez; o grupo ainda conquistou dezenas de medalhas e troféus em torneios regionais.
Nesta época, para participarmos dos torneios, os professores compravam bola de futebol, montava cesta de chocolate, etc. para fazerem rifas com intuito de angariarem fundos e pagarem o transporte e inscrições em torneios. Foram várias vezes que, mesmo com as rifas e ajuda dos pais, faltou dinheiro para transporte e/ou inscrição e, para que nenhum aluno inscrito deixasse de participar do torneio, os próprios professores pagavam o transporte de algumas crianças, além de comprar as peças e tabuleiros, salvo 5 jogos fornecidos pela Diretora da escola Mário Covas.
Em 2009 a Secretaria Municipal de Educação de São Vicente abraçou e apoiou as atividades desenvolvidas, passou a custear a condução e inscrição dos alunos em torneios, ampliou-se a quantidade de vagas chegando a atender mais de quatrocentas crianças. O projeto passou a caminhar em passos largos, conquistando centenas de medalhas, dezenas de troféus, além da busca contínua dos objetivos pedagógicos, dentre os quais podemos citar o desenvolvimento da criatividade e imaginação, estímulo para exercitar e desenvolver o pensamento lógico, autoconsciência e fluidez de raciocínio, obviamente, de forma prazerosa – jogando xadrez.
SITUAÇÃO ATUAL – FEVEREIRO/2013.
Devido à reestruturação política que passa o município vicentino, diversos projetos estão parados, dentre eles o Projeto Lindo Lance de Xadrez Escolar, que por sua vez, além dos resultados expostos, através de reuniões e participações em eventos e torneios aproximou diversas famílias constituindo uma rede de amizade, a qual se apelidou de “família Lindo Lance”.
Preocupado com a situação do Projeto, o Professor. Rubinho - professor de Educação Física que havia ajudado o projeto em seu nascedouro, ainda em 2007 e 2008, agendou uma reunião entre uma comissão de pais/alunos/professores e o Deputado Estadual Luciano Batista para dialogarem sobre a possibilidade da continuidade das atividades até então bem sucedidas.
Reunião realizada dia 06/02/2013 com representantes do Deputado Luciano Batista.
A reunião supracitada ocorreu em Samaritá, bairro situado na Área Continental Vicentina. O diálogo que envolveu cerca de setenta pessoas contou com a presença da comissão de pais/alunos/professores, do Sr. Alexandre - Secretário Municipal de Esportes do Município de São Vicente, bem como, um represente do Deputado Estadual Luciano Batista – um de seus assessores – o Prof. Rubinho. Por organização própria os alunos compareceram uniformizados e levaram várias medalhas e troféus para apresentarem algumas de suas conquistas.
Após agradável diálogo, o Secretário informou a “família Lindo Lance” que conhecia e admirava o trabalho desenvolvido, acrescentando que estava disposto ajudar na continuidade do projeto através da secretaria em que está à frente; já o Assessor do Deputado Luciano Batista findou o diálogo se comprometendo em contatar o Prefeito Bili e estreitar o contato do chefe do executivo com o Projeto Lindo Lance através de uma reunião com local a ser definido pelo Deputado juntamente com o Sr. Prefeito.
Acho muito interessante e conveniennte que dêem uma olhada na página original do projeto, mantida pelo Prof. Clayton. Nela há várias informações acerca da origem do projeto e algumas explicações importantes. Afinal, neste caso em particular, o importante não é ganhar ou perder, e nem competir! O importande é difundir e compartilhar conhecimento.
Apesar de algumas das fotos tiradas por mim durante a reunião podem ser vistas acima, elas também estão disponíveis no Flickr.